A ASSINSP-RJ – Associação dos Organismos de Inspeção do Estado do Rio de Janeiro, vem a público esclarecer a respeito da reportagem veiculada na manhã de quarta-feira, dia 13, no jornal O Globo:” O Detran-RJ alterou esta semana o tipo de documentação aceitar para os carros que usam o gás natural veicular (GNV). Desde a última segunda-feira, o órgão passou a validar apenas Certificados de Segurança Veicular (CSV) feitos no mesmo ano em que o licenciamento anual é realizado. Ou seja, agora, uma nova licença do uso do GNV é exigida a cada ano. Uma brecha no sistema vinha permitindo que os motoristas utilizassem o mesmo documento por dois anos, licenciando o carro duas vezes sem repassar pelos testes de segurança.” Esta informação está parcialmente equivocada. A fim de informar corretamente a sociedade, a Associação esclarece que:
Após emitido o CSV somente será utilizado para um licenciamento e após seu uso será imediatamente extinto, para um novo licenciamento independente se ocorrer no ano em curso ou no próximo ano somente será realizado com um novo CSV.
Sempre primando pela correta interpretação da informação a seus associados e clientes, nos colocamos à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos.